sábado, 25 de setembro de 2010

Estudo Bíblico sobre Tatuagem e Piercing...

CUIDADO PARA NÃO SERMOS
OS JUIZES DE DEUS...

Texto fora do contexto é pretexto para heresia...

Bem, antes de falar acerca do assunto, falarei de mim e meu contexto... Trabalhei por mais de 7 anos nesta área e fui sócio de um Studio em BH. Trabalhei como piercer e “body modi”, e sendo assim estou totalmente inserido no mundo da tatuagem e do piercing. As tattoo’s e piercings que tenho foram feitas após a minha conversão e todas as tattoo’s têm um significado pra mim que denota a minha fé.

Afirmo que o corpo é templo do Espírito Santo, uma verdade inquestionável... Só que o texto (I Co 6:19) fala de prostituição, de profanar o templo de Deus com o pecado, e não faz nenhuma alusão a qualquer coisa que lembre tatuagens, piercings, comer pimenta, fazer uma maquiagem definitiva ou outra coisa que agrida a pele ou qualquer outra parte do corpo.

Acredito que Deus possa falar ao coração de uma pessoa acerca de tatuagens e piercing’s, com o propósito da mesma não a fazer, ou até mesmo retirar as que têm, não duvido, porém não podemos esquecer que Deus trata com cada um de forma pessoal. Os planos d'Ele para a vida de uma determinada pessoa não são os mesmos para minha, e ambos podemos fazer a vontade d’Ele. Deus não faz acepção de pessoas, e exatamente por este motivo, uma pessoa que tenha os itens relacionados a este estudo, podem ser alcançadas pela mesma graça redentora. Rebeldia é algo muito mais complexo do que tatuagem e/ou piercing. Desrespeitar os pais, não amar seu próximo, julgar as pessoas pela aparência, com certeza é rebeldia.

Antes da época de Jesus, piercing’s e tattoo’s já existiam (Gn 24:22 e 47). Se "pendente de nariz" não é uma perfuração, então não sei mais o que é.

Poderemos ser a imagem de Jesus a partir do momento que vivermos o que Ele viveu, cumprirmos Seus designos e vontades, olhando as pessoas como Ele olhou, sem preconceitos e verdades pessoais, mas cheio de bondade, amor e as "boas novas do evangelho".

O que fazer?

O que a Bíblia fala: Se sua consciência (cristã, é claro) te condena, não faça. Sou membro da Caverna de Adulão, um ministério que trabalha TAMBÉM com pessoas que usam um visual “diferente”, tatuagens e piercings; pra mim, é uma questão cultural, é algo que gosto e que Deus nunca me cobrou.

PIERCINGS, EVANGELHO E CULTURA.   *1

Piercings estão cada vez mais comuns em nossos dias. Algo que há menos uma década era olhado com reprovação e preconceito, é hoje visto em homens, mulheres, jovens e até crianças. Se a sociedade parece estar aceitando esses adereços cada vez com mais naturalidade, os cristãos parecem confusos a respeito. Afinal de contas, a questão da aparência ainda é assunto de grande discussão e controvérsia em muitos círculos evangélicos.

A primeira coisa que precisamos ter em mente quando o assunto é aparência pessoal, é que se trata de algo que muda com o tempo e com o lugar. Usos e costumes estão diretamente ligados à cultura.

Basicamente uma cultura é formada por três elementos: cosmovisão (a maneira como um povo vê o mundo), sistema de valores (o importante para aquele povo) e normas de conduta (o modo como um povo se comporta, e isso dizem respeito tanto à vestimenta, como ao modo de se relacionar com os outros, etc.).

Culturas são diferentes de acordo com sua cosmovisão, valores e normas de conduta. Arrotar em público após uma refeição é totalmente aceitável (e até louvável) em certas culturas, e repugnante em outras. Uma mulher com os seios à mostra é normal em muitos países da África (onde a mesma mulher não pode exibir as pernas acima do tornozelo) enquanto que o mesmo é obsceno em outras partes do mundo. Beijar na boca em público é normal aqui no Brasil, mas pode levar alguém à cadeia em certos países islâmicos. Nestes mesmos países islâmicos, um homem não pode andar de mãos dadas com sua esposa, mas pode andar de mãos dadas com outro homem. No Ocidente tal prática evoca idéias de homossexualismo. E por aí vai. Todas essas coisas são formas de expressão cultural. Podem ser um insulto ou algo escandaloso para os de fora (que não fazem parte da cultura), mas não são necessariamente erradas para quem é daquela cultura.

O fato é que nenhuma cultura é totalmente igual à outra e nenhuma está acima da outra. João viu no céu povos de todas as tribos, raças, línguas e nações (grupos étnicos). Todas as culturas possuem elementos que precisam ser valorizados e outros que precisam ser transformados pelo Evangelho.
Sendo a aparência pessoal é uma questão de expressão cultural, esta aparência também muda de acordo com a cultura. Pinturas na face e no corpo estão presentes em diversas culturas. Na Polinésia, os nativos usam a tatuagem para escrever sua história familiar no corpo. A tatuagem e o piercing no umbigo eram comuns no Antigo Egito. Alguns povos usam piercing, brincos e outras formas de alteração do corpo (body modification ou simplesmente body modi).

O problema é que o mundo está ficando pequeno. Estamos nos tornando cada vez mais uma aldeia global. Esta globalização faz com que certos costumes que antes só eram vistos em algumas culturas isoladas e lugares remotos da terra, comecem a se tornar moda em todo o mundo. A tatuagem de henna é um exemplo recente desta realidade.

E quem são os responsáveis pelo lançamento da moda em nosso mundo? Os meios de comunicação em massa, que muitas vezes mostram artistas, músicos e cantores usando determinada roupa, adereço, estilos diferentes muitas vezes copiados por nós, ou porque não dizer, copiados de nós. Isto mesmo!!!

Citando dois exemplo: Os Rapper’s americanos não inventaram um estilo de roupa e ornamentos, eles já existiam, porém foram popularizados pela mídia. A popularização de alguns costumes orientais no Ocidente teve forte influência dos Beatles, quando estavam em sua fase “Flower and Power”. Muitas das batas, camisões e pantalonas que vemos hoje em nossas ruas, praças, e até na igreja, foram uma influência direta da que é chamada a “maior banda de todos os tempos”, porém, são “politicamente aceitas” por muitas de nossas lideranças.

A popularização do piercing foi em 1993 com o vídeo clipe "Cryin", do Aerosmith, onde Alicia Silverstone apareceu com um piercing no umbigo. Uma banda de rock, uma balada romântica, uma jovem atriz linda. Elementos essenciais para fazer a moda pop ou cultura pop, que nada mais é do que uma mistura de culturas e costumes do mundo pós-moderno.

Leornard Sweet, professor metodista e um dos mais interessantes pensadores cristãos de nossa época, comenta sobre tatuagens e piercings em seu e-book recente "The Dawn Mistaken For Dusk". Ele diz que, a razão pela qual "body modi" é o assunto nº.1 nas listas de discussões e bate-papos de jovens cristãos com menos de 30 anos nos EUA, é pelo fato disto fazer parte da cultura jovem pós-moderna atual (e quase global), uma cultura onde a imagem é altamente valorizada.

A ironia disso tudo é que cirurgias plásticas e implante de silicone são coisas cada vez mais aceitas pelos cristãos modernos. Tem personalidades famosas do mundo evangélico brasileiro com o corpo siliconado. Todavia, como diz Sweet, "Cirurgia plástica é uma forma severa de alteração do corpo. Isto é aceito, mas brincos e tatuagens, não são?”.

Na Bíblia lemos à história de Isaque que deu a Rebeca uma argola de seis gramas de ouro para ser colocada no nariz (piercing) e, após fazer isto, ajoelhou-se para adorar a Deus. Penso que se o primeiro ato fosse pecado ou considerado pagão, então Isaque não teria adorado a Deus em seguida.

No livro de Êxodo, percebemos que as mulheres dos hebreus usavam brincos e argolas, os quais foram oferecidos como oferta dedicada ao Senhor para a construção do Tabernáculo. Novamente, não penso que Deus aceitaria de seu povo ofertas que representassem costumes pagãos.

O texto mais intrigante para mim se encontra em Ez 16.11-12: “Também te adornei com enfeites, e te pus braceletes nas mãos e colar à roda do teu pescoço. Coloquei-te um pendente no nariz, arrecadas nas orelhas, e linda coroa na cabeça” (ARA), onde o próprio Deus diz que adornou Jerusalém com jóias, pulseiras, colares, argolas para o nariz e brincos para as orelhas. Ao que parece, tais adornos não eram uma ofensa ao Senhor.

Uma vez que a Bíblia parece não condenar o uso de piercing, por que deveríamos nós?

Nosso desafio não é condenar, mas orientar as pessoas (principalmente os jovens) para os riscos que existem em fazer estas coisas sem uma orientação profissional e cuidados de higiene e saúde.

A pessoa está consciente dos riscos de inflamação, doenças contagiosas e "efeitos colaterais" diante da sociedade? Está consciente de que algumas alterações são irreversíveis e, mesmo diante da possibilidade de reversão, podem deixar marcas para o resto da vida? Mais ainda, precisamos falar sobre questões de identidade, valor pessoal e auto-imagem. Pois são estas as questões mais importantes para quem está considerando qualquer forma de alteração do corpo, seja uma plástica no nariz, implantar silicone, colocar um piercing ou fazer uma tatuagem.

TATUAGEM
EXEGÊSE E HERMENÊUTICA *2


Podemos perceber que a palavra tatuagem tem sido muitas vezes tratada de forma repugnante no meio cristão, mas nem sempre é explicado o porquê.

O propósito deste estudo é analisar a palavra utilizando o contexto em que ela foi empregado para assim, compreendermos o seu emprego nas Escrituras.

REFERÊNCIAS BÍBLICAS:

Lv 19:27-28 – “Não farão calva na sua cabeça e não cortarão as extremidades da barba, nem ferirão sua carne. Santos serão ao seu Deus e não profanarão o nome do seu Deus, porque oferecem ofertas queimadas do SENHOR. Pelos mortos não dareis golpes na vossa carne; nem fareis marca alguma sobre vós. Eu sou o SENHOR.”

Dt 14:1-2 – “Filhos sois do SENHOR, vosso Deus; não vos darei golpes, nem sobre a testa fareis calva por causa de algum morto”. Porque sois povo santo do SENHOR, vosso Deus, e o SENHOR vos escolheu de todos os povos que há sobre a face da terra, para lhe serdes seu povo próprio.


ANÁLISE DOS VERSÍCULOS

- Não ferireis a vossa carne. -
Essa é uma proibição contra as mutilações. Muitos povos pagãos lamentavam-se desse modo pelos mortos. Quem lamentava por um morto cortava-se como se fosse um sinal de consternação pela morte de um parente ou amigo, pensando que isso adicionava algo à sinceridade de sua lamentação. Tais atos eram estritamente proibidos em Israel. (Jr 16:6, 41:5; Lv 21:5 e Dt 14:21).

- Nem fareis marca nenhuma sobre vós.
A tatuagem era praticada entre várias nações antigas, algumas vezes em conexão com as práticas da idolatria. Figuras, marcas ou letras eram tatuadas sobre a pele mediante a injeção de tintas na epiderme. Queimar com ferro em brasa era outra maneira de tatuar. Um escravo tinha a marca de seu proprietário impresso sobre ele; as prostitutas também eram assim marcadas; palavras sagradas eram tatuadas na pele dos adoradores pagãos.

- Eu sou o Senhor.
Essa forma, como aquela mais completa, “eu sou o Senhor teu Deus”, assinala divisões no livro de Levítico, o que acontece por dezesseis vezes, só neste capítulo dezenove de Levítico.

Formar os cabelos em curva redonda nas têmporas e na barba, ou a incisão de padrões na pele faziam parte das práticas pagãs de luto, e, como tais, eram proibidas. Desfigurar a pele, que provavelmente incluísse alguns emblemas das divindades pagãs, desonrava a imagem divina de Deus. A perda de um ente querido devia ser aceita como parte da vontade de Deus para a vida do indivíduo, e nenhuma tentativa deveria ser feita para propiciar o falecido de qualquer maneira.

ANÁLISE LEXOGRÁFICA

Esta palavra portuguesa vem do Taitiano “tatau”, a reduplicação da palavra “ta”, que significa “marca”, “sinal”. Está em foco, uma marca indelével, feita mediante técnicas próprias, picando a pele e inserindo algum pigmento sob a mesma. Embora, provavelmente, não haja nenhuma alusão direta à técnica da tatuagem nas páginas da Bíblia, essa tem sido considerada uma interpretação possível em três situações aludidas na Bíblia, a saber:

1. Oth – sinal

Palavra usada por setenta e nove vezes no Antigo Testamento, conforme se vê, por exemplo, em Gn. 1.14; 4.15; Ex. 4.8,9, 17, 28,30; Nm. 14.11; Dt. 4.34; 6.8,22; Js. 4.6; Jz. 6.17; I Sm. 2.34; II Rs. 19.29; Ne. 9.10; Sl. 74.4,9; Is. 7.11,14; 8.17; Jr. 10.2; Ez. 4.3; 20.12,20.

O termo Grego correspondente é semeîon - sinal -, usado por quarenta e oito vezes, conforme se vê, por exemplo, em: Mt. 12.38; Lc. 2.12; Jô. 2.18; At. 2.19, 22, 43; Rm. 4.11; I Co. 1.22; II Co. 12.12; II Ts. 2.9; Hb. 2.4; Ap. 15.1.

2. Chaqaq - gravação, cavar

Com esse sentido, é usada por duas vezes: Is. 22.16 e 49.16. Na última dessas referências, a idéia é que, gravando os nomes de Seu povo em Sua mão, jamais se esqueceria deles.

3.Seret - incisão, corte

Essa palavra só aparece em Lv. 19.28, onde se lê: “Pelos mortos não ferireis a vossa carne; nem fareis marca alguma sobre vós. Eu sou o SENHOR”. O termo Seret é traduzido ali como ferireis. Isto pode até parecer uma clara proibição do uso de tatuagens, entre os judeus.

Alguns tem pensado que o trecho de Lv 19.28, sem dúvida, alude à prática da tatuagem. Mas, embora algumas versões estrangeiras tenham traduzido o vocábulo hebraico seret, ali usado, como tatuar, os estudos feitos quanto aos costumes de lamentação e luto pelos mortos indicam freqüentes associações de cortes feitos no corpo ou pinturas, com o raspar dos cabelos, mas nunca com tatuagens, que se revestem de outro sentido. Por semelhante modo, qualquer situação retratada nas Escrituras que possa ser interpretada como indício da prática das tatuagens tem base meramente conjectural, e não se escuda sobre qualquer inferência etimológica ou etnológica.

Ao usar hoje esse texto do Antigo Testamento, muitos caem em desobediência pelo fato inocente de raspar a barba para se apresentar em um emprego, cortar o cabelo ou raspa a cabeça em comemoração por ter passado no vestibular. Ao contrário, se formos nos ligar as leis cerimoniais do Antigo Testamento, quanto maior a consagração, maior terá que ser o tamanho do cabelo e da barba, conforme a consagração dos nazireus e dos sacerdotes (Lv 21:5; Jz 6:5; 13:5; 16:17; I Sm 1:11). Mas nós sabemos que esses detalhes da lei cerimonial do Antigo Testamento não são pertinentes para os dias de hoje, para os que vivem pela graça e debaixo das orientações do Novo Testamento.

Sandro Baggio diz que os que não aceitam a tatuagem também teriam que ser automaticamente proibidos de comer carne de coelho, porco, camarão, lagosta, ostras, e moluscos, misturar raças de gado, misturar linho com lã, raspar ou aparar a barba (Lv 11:6-7; 11:10-12; 19:19e27). Então, se você alguma vez comeu um sanduíche de porco, comeu lagosta, aparou a barba, usou uma roupa de linho forrada com lã – ou fez uma tatuagem, você é culpado sobre a lei!

Se a tatuagem começa num contexto secular, (como certos costumes que começaram neste contexto e, com o passar do tempo são naturalmente usados. Exemplo: Soltar fogos de artifício em celebrações, quando a pólvora foi descoberta pelos chineses com finalidade de exorcizar os maus espíritos; o uso da palavra coitado que originalmente tem seu sentido em coito, quando os senhores de engenho acoitavam as meninas que entravam na fase adulta) cabe a nós resgatar a tatuagem de seu contexto secular e usá-la para a glória de Deus.

A ORIGEM DO PRECONCEITO


O preconceito contra a tatuagem tem sua origem na Idade Média, quando a Inquisição perseguia brutalmente, prendia e queimava na fogueira qualquer pessoa que portasse uma cicatriz, marcas de nascença, mancha na pele, uma deformação física qualquer, desenho ou tatuagem, sendo acusada de bruxaria e de ter pacto com o demônio. Hoje em dia, os reflexos dessa perseguição religiosa se revelam na perseguição social, onde o preconceito faz com que as pessoas que se tatuam sejam discriminadas e sejam vistas como nocivas à sociedade. No entanto, esse pensamento tem mudado nos últimos tempos, quando hoje se vê pessoas de faixas etárias diferentes, de variadas profissões e classes sociais diversificadas como artistas, designers, executivos, publicitários e cristãos sinceros de todos os níveis portando tatuagens.

Infelizmente, a história tem mostrado que a Igreja, que ao se propor a ser uma contracultura através das eras, e que deveria estar acima dos padrões, valores e ideologias da sociedade, no entanto, tem se curvado às tendências políticas e às imposições que a sociedade impõe, deixando-se desfigurar e perder a força de seu desiderato profético, se tornando conivente e absolutamente omissa diante de aberrações cometidas por líderes megalomaníacos, de injustiças sociais e atrocidades impetradas por regimes totalitaristas como foi o caso do nazismo na Alemanha e Itália, do racismo nos Estados Unidos, e do regime militar no Brasil. E é com pesar se pensar que a igreja evangélica tenha herdado do catolicismo romano o preconceito contra a tatuagem perpetuada na idade média, e hoje mantenha esse preconceito contra o uso de tatuagem e contra quem quer que seja diferente do padrão burguês que a sociedade impôs à igreja e lamentavelmente ela aceitou, ficando amarrada à camisa de força do preconceito que drena o amor e represa sua ação diante do mundo.

TATUAGEM À SERVIÇO DO REINO


Existem vários ministérios direcionados as tribos urbanas que visam à conversão dos undergrounds e usam a tatuagem como gancho de evangelismo, tais como: A Caverna de Adulão, Ministério Bola e Neve, Base Avalanche, Ministério Ágape, Comunidade Sal da Terra, Comunidade S8, Projeto 242, Movimento Gerações Emergentes da AD2010, Tribal Generation, Survivor, o ministério CTA (Christian Tattoo Association) que é liderado por tatuadores cristãos e utilizam a tatuagem como ponte de evangelização. A CTA tem os seguintes propósitos:

1. Pregar o Evangelho para artistas tatuadores e entusiastas através de impressos, testemunho pessoal, workshops e promover encontros com grupos pequenos em eventos locais e convenções nacionais.

2. Promover saúde e assuntos de segurança no campo da tatuagem e encorajar estandartes morais e profissionais na indústria das tatuagens. Mas seu objetivo principal é pregar o evangelho àqueles no mundo da tatuagem primariamente através de evangelismo pessoal.

CONCLUSÃO

A tatuagem, assim como a edificação de cidades, a música e a indústria são subprodutos do contexto secular pós-queda. A Bíblia não condena marcar o corpo com uma tatuagem (quando esta, não está ligada a rituais satânicos, à sensualidade ou à violência)

Nos comentários das Bíblias de Estudo de Genebra e Plenitude, apenas relatam o fato de não marcarem o corpo com mutilações por causa dos mortos, não referindo diretamente à prática de Tatuagem.

Contudo observando historicamente as práticas de outras nações, o povo de Israel é advertido a não praticar tais atos para que não fossem confundidos, e por tais atos estarem diretamente ligados à idolatria e à prostituição.

No âmbito geral da situação, percebemos que isso era uma prática cultural, não transcendendo, em alguns casos, aos dias de hoje.

É importante lembrar, que não devemos ser escândalo para nossos irmãos:

Rm 14:13 - “Portanto não nos julguemos mais uns aos outros; antes o seja o vosso propósito não pôr tropeço ou escândalo ao vosso irmão”.

II Co 6: 3 - “... não dando nós nenhum motivo de escândalo em coisa alguma, para que o nosso ministério não seja censurado”.

A prática da tatuagem nos dias de hoje tem sido uma forma de expressão por parte de muitos jovens. Ao contrário dos tempos em que Israel foi advertido, a tatuagem hoje tem um sentido bem diferente. Isso não isenta algumas culturas de praticarem o ato como forma de idolatria, mas no Brasil o sentido tem sido apenas uma forma de expressão.

Meu comentário pessoal e crítico sobre o assunto é que a tatuagem não impede a pessoa de ter um relacionamento intimo com o Senhor, porém deve-se observar alguns pontos antes de se fazer uma tatuagem.

Devemos antes de tudo preservar a santidade, no que se diz respeito ao corpo e o fato de que podemos estar servindo de motivo de escândalo e zombaria de outrem.

Penso que o evangelho de alguns se tornou muitíssimo frágil, quase um paganismo dualista esotérico, por entenderem que uma simples tatuagem venha a ser porta para entrada de demônios. Outros dizem, influenciados por pressupostos da idade Média, que é a marca da besta. Outros asseveram que fazer tatuagens é profanar o templo do Espírito Santo. Essa fragilidade de fé gera um evangelho legalista, que torna a salvação totalmente vulnerável, por entender que pequenas falhas, pecados e deslizes, ou mesmo se distrair, ler um romance, ir ao cinema, buscar cultura, gostar de arte e aplicar um piercing ou uma tatuagem são motivos suficientes para levá-las ao inferno, ou no mínimo, motivo para se desconfiar da espiritualidade delas, pelo simples fato de serem diferentes.

Quem assim crê não conhece as fraquezas peculiares dos servos de Deus que estão abertamente registradas nas Escrituras, suas personalidades diversificadas, não conhecendo a extensão da Graça de Deus e o alcance da Obra de Cristo na cruz do Calvário. Estes, por sua fragilidade de fé, ficam constantemente apavorados por ameaças do inferno, e por nunca terem estudado as Escrituras e se apropriado de Suas promessas, vivem amedrontados, acuados pelos demônios e acossados por seus próprios fantasmas interiores. Oro para que tenham a visão de que quem está em Cristo é trabalhado a cada dia para ser conforme a imagem de Cristo, tendo sido salvo, justificado, santificado e já glorificado aos olhos de Deus (Rm 8:29,30), marcado para a vida, separado e absolutamente protegido por seu precioso sangue (Rm 8:31-39; II Tm 4:18) e catapultado para a vida eterna deste antes da fundação do mundo (Mt 25:34; Ef1:4; Ap 17:8).

Todas as palavras acima também são cabíveis ao uso de Body Piercing, Cirurgias Plásticas, Lipoaspirações e qualquer tipo de dilaceração do corpo que não seja necessário à saúde. Sendo assim, toda forma de dilaceração que não há envolvimento com os rituais pagãos não se encaixam em Lv. 19:28 - Texto esse que muitos tomam como base para proibirem a tatuagem.


Apenas um pequeno comentário acerca de um erro de exegese ocorrido por quem defende o uso de tatuagens, mostrando assim que uma tradução mal feita do texto, deixa margem para erros de ambas as partes:

Apocalipse 19:16: “No manto, sobre a sua coxa tem escrito o nome: Rei dos reis e Senhor dos senhores.”

Em algumas versões, o termo “escrito o nome” é trocado por tatuado.

Vamos quebrar a frase:

Sintaticamente, temos o seguinte:

- Sujeito da Frase: Coxa
- Objeto Direto da Frase: Nome
- Vocativo referente ao sujeito: No Manto

Por definição temos que vocativo é:
"...É uma referência à 2ª pessoa, um apelo, um chamado, e é usado para o nome que identifica a pessoa (animal, objeto etc.) a quem se dirige e/ou ocasionalmente os determinantes de tal nome. Uma expressão vocativa é uma expressão de referência direta, em que a identidade da parte a quem se fala é expressamente declarada dentro de uma oração..." (Wikipedia)

Portanto, o que quer dizer na frase não é que o nome esteja tatuado na coxa, mas sim escrito no Manto na altura da coxa.

Vamos ao original em Latim:
19:16 - et habet in vestimento et in femore suo scriptum rex regum et Dominus dominantium.

Ressalto que o verbo empregado é SCRIPTUM, ou seja, escrito!!! Para que seja tatuado, o verbo a ser utilizado deveria ser PINGERE, ou seja:

19:16 - et habet in vestimento et in femore suo pingerum rex regum et Dominus dominantium.

Em Grego temos:

19:16 - kai ecei epi to imation kai epi ton mhron autou to onoma graphammenon basileuV basilewn kai kurioV kuriwn.

O verbo “escrever” em grego é: graphon; já o verbo “tatuar” em grego é: prosanagrapheia.

O QUE É ESCANDALIZAR???


Alguns preferem adotar uma postura mais defensiva sobre o assunto sem se aprofundar demais em debates, dizendo que tais adereços devem na verdade ser evitados porque é "escândalo".

Não devemos "escandalizar". Mas o que é "escândalo"?

Jesus disse que "é impossível que não venham escândalos, mas ai do homem pelo qual eles vêm! Melhor fora que se lhe pendurasse ao pescoço uma pedra de moinho, e fosse atirado no mar, do que fazer tropeçar a um destes pequeninos." (Lucas 17:1,2).

A conclusão lógica a que chegamos então é que se eu uso um visual diferente do resto da massa e alguém me vê e se "escandaliza" (no sentido que eles dão à palavra), então, de acordo com o versículo, seria melhor que alguém amarrasse uma pedra de moinho no meu pescoço e me jogasse no mar.

Será isso que Jesus quis dizer? Creio que não.

A palavra "escândalo" no grego é "skándalon" (de onde se derivou a palavra portuguesa escândalo) e significa tropeço ou armadilha, símbolo daquilo que incita ao pecado ou à perda da fé.

Escândalo é todo ensino, palavra, obra ou omissão que incita o outro a pecar.

Um visual underground por si só não é escândalo no sentido bíblico do termo. Escândalo seria, em nosso caso, o exemplo citado anteriormente neste texto em que uma mulher é levada a usar um piercing no umbigo apenas por uma motivação luxuriosa. Agindo assim, ela voluntariamente poderia despertar em outras pessoas desejo sexual por estar expondo determinada parte de seu corpo, ou seja, poderia estar incitando alguém a pecar. De outra forma, não é escândalo.

Particularmente, conheço muitas mulheres (não cristãs inclusive) que têm piercing no umbigo mas que nunca vi usando uma blusa que o expusesse; dizem que o usam simplesmente porque gostam. Não há problema algum nisso.

Quando os setenta (ou 72, há dúvidas) tradutores do Velho Testamento para a língua grega (a Septuaginta), por ordem e encomenda de Ptolomeu II, encontraram um termo hebraico que se referia ao comportamento que levava a uma "queda" moral - o que não tinha exata tradução - socorreram-se da palavra grega clássica skandalon, "obstáculo", algo que causava um tropeço. Uma pedra no meio do caminho, por exemplo, era skandalon. Fossem paisagens tropicais, skandalon podia ser uma simples casca de banana.

A palavra passou-se depois para a Bíblia latina, a Vulgata, onde se encontra, em várias passagens, a palavra scandalum. O sentido moderno de "escândalo" evoluiu, e não é mais só a causa de uma queda; é também o seu efeito público. Por outro lado: se dissermos ser salutar evitar um escândalo, soaremos... óbvios.

Óbvio? Pois ÓBVIO é - na raiz - precisamente isso, "o obstáculo evitado", já que é formação latina de ob-, "em direção a" + viam, "caminho", estrada", donde o "óbvio" ser um caminho livre, é claro! [Francês medieval SCANDALE, "causa de pecado" < Latim SCANDALUM, "pedra de tropeço", "obstáculo", "tentação" <  Grego SKANDALON, mesmo sentido.]

A raiz etimológica de "escândalo" é "matar a fé". Muito parecida com apostasia...

Vemos em varias passagens do NT, Jesus questionando o pseudo-escândalo dos religiosos para com seus atos, e até onde sei, Jesus nunca matou a fé de ninguém...

Uma grande confusão é formada quando se fala de escândalo, pois a palavra é muitas vezes confundida com contraposição. O que eu não concordo, muitas vezes me choca, me constrange, mas nem sempre me escandaliza, no sentido real da palavra.

Vc ver um filme na “sessão da Tarde”, onde mostra nudez, certamente te deixará indignado, mas isto com certeza não fará vc deixar de congregar, nem te induzir a apostatar da fé, a não ser que realmente vc não tenha fé nenhuma, e sendo assim, não fará grande diferença.

Que pessoas escadalizariamos??? Nos referimos a cristãos ou não cristãos???

Se o sentido é para os cristãos, como disse acima, o conceito de escândalo é "matar a fé", e não apenas gerar uma polêmica, um espanto... A pessoa que morre na fé, me desculpe a sinceridade, nunca foi cristã... Apostasia é um ato dos que acham que são, e não dos que realmente são alcançados pela Graça.

Agora, se nos referimos a não cristãos, uma pessoa que perde ser tempo vendo BBB e acha legal; que vê as cenas de nudez que passam em nossas televisões em filmes de "Sessão da Tarde", e mesmo que pseudo-indignadas não fazem nada e continuam vendo; que deixam seus filhos ver "Malhação", onde a virgindade é mostrada como caretice e banalidade; que consideram o Roberto Jeferson um herói porque denunciou o esquema do "Mensalão" (o qual ele fazia parte); que sonegam impostos e mentem em suas declarações; que aceitam seus filhos levarem seus namorados em suas casas e ficarem trancados no quarto 3 horas seguidas; será que realmente podemos acreditar que estas pessoas vão se escandalizar com uma "Estrela de Davi" tatuada no ombro de uma guria???

COM RELAÇÃO À SENSUALIDADE E VAIDADE...

Bom, na grande maioria das vezes, o piercing, a tatuagem, a maquiagem, a cirurgia plástica tem caráter puramente estético.

A sensualidade não está no piercing ou tatuagem que uma determinada pessoa possa estar usando, independente do lugar, mas está na pessoa.

Existem pessoas tão "sem sal" que mesmo esta usando a roupa mais decotada do mundo, um piercing do tamanho de um puxador de cortina, ela continua "apagada". De contra partida, existem mulheres e homens, que independente de acessórios, chamam a atenção para si quase que naturalmente.

Dentro de nosso contexto evangelical, acho que o melhor a se pensar é o porquê de você querer usar um piercing ou uma tatuagem, independente de qualquer outra coisa.

Claro que as tatuagens que tenho e os piercings que coloquei estão ligados a não apenas meu estilo de vida, mas também a questões estéticas, o problema é deixar este lado tomar conta de você e te controlar.

Uma pessoa que não usa "nada", pode ser muito mais vaidoso que eu, por exemplo (este "nada" acima esta diretamente ligado ao fato de não ter nenhuma tatuagem ou piercing, mas usar um terno "Armani", uma Gravata “Louis Vuitton”, uma caneta “Mont Blanc”, Cuecas “Christian Dior” ou mesmo um relógio “Tag Heuer”).


Vaidade é tudo aquilo que toma o espaço de Deus em nossa vida, o vazio completado pelo vazio.

Alguém pode aparentar ser “a pessoa mais humilde de mundo”, e usar desta sua "humildade" para se alto promover, mostrando as demais que é mais humilde que elas (soberba). Estranho, né??? Mas, infelizmente, real.

Fiz esta ressalva, a fim de deixar claro o meu ponto de vista acerca da sensualidade.

Em um site “Gospel” (porque protestante e/ou evangelical não é e nunca será...), li certa vez que para cada piercing que uma determinada pessoa aplica, a mesma consequentemente "abre brechas" para um determinado demônio atuar em sua vida:

Nariz - significa “domínio”;
Sobrancelhas – “aprisionamento da mente”;
Orelhas “aprisionamento em áreas específicas”;
Umbigo – “males digestivos”;
Lábios – “domínio da fala”;
Genitais – “prostituição”.

Será que os cravos colocados em nosso salvador abriram brechas para demônios no momento da crucificação???

Isto é ridículo, patético e sem nenhuma base hermenêutica nem exegética. Nada disto é mencionado na bíblia.

Qual a fonte então??? Algum demônio disse, pois se está for à fonte, menos crédito devemos dar, pois é sabido de todos que ele é o "Pai da Mentira".

Entristece-me saber que a falta de sinceridade, de conhecimento teológico e em casos extremos, de caráter em alguns ministérios, faz com que mentiras sejam ensinadas a pessoas simples, única e simplesmente por medo de se perder o controle das mesmas que ali congregam ou de ser criticado por pessoas religiosas e cheias de si, mas com muito pouco de Deus...

...e o pior, comprova a carência de bíblia e a falta de sabedoria de muitos evangelicalistas.


PROIBIR É MAIS FÁCIL QUE ENSINAR...

Deus nos abençoe muito.

REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS

  • CHAMPLIM, RUSSEL N. - Antigo Testamento Interpretado Versículo por Versículo. - Ed. Hagnus.
  • CHAMPLIM, RUSSEL N. - Enciclopédia da Bíblia Teologia e Filosofia - Vol. 6-S/Z - Ed. Hagnus.
  • BOYER, O.S. - Pequena Enciclopédia Bíblica. - Vida.
  • HARRISON, R.K. - Levítico - Introdução e Comentário - Ed. Mundo Cristão.
  • MACHO, ALEJANDRO DIEZ; BARTINA, SEBASTIÁN - Enciclopédia de la Bíblia - Vol. 6-Q/Z - Ed. Garriga.
  • YOUNG, BRAD H. - Comentário de Levítico - Bíblia de Estudo Plenitude.
  • Vários Teólogos - Comentário de Levítico - Bíblia de Estudo de Genebra.
  • BAGGIO, SANDRO – Material disponibilizado pela internet (pastor do Projeto 242 em São Paulo).
  • JUNIOR, ALBERTO E. REIS - Bacharel em Teologia - STEB 2004.
  • FILHO, MANOEL DO CARMO – Material disponibilizado pela internet (pastor do Abrigo R15 em Manaus).
  • FAGURY, SAMUEL LIMA – Material disponibilizado pela internet (http://www.orkut.com/CommMsgs.aspx?cmm=1445227&tid=2461663799960137519&start=1).
  • CRUZ, VLADMIR BARBEIRO DA – Material disponibilizado pela internet  (http://www.orkut.com/CommMsgs.aspx?cmm=5059818&tid=2477773485699706104 )
  • Textos encontrados em vários sites da Internet.
  • *1 e *2 = Textos de Sandro Baggio e Alberto Reis, com  acréscimos do autor do trabalho.

­______________________________________________________________________


Joubert trabalhou no Studio “Santuário Tattoo Clinic” e foi sócio proprietário do Studio “Toast Body Art”, em Belo Horizonte – MG ( http://ubbibr.fotolog.com/toastbodyart/ ).

Estudou Teologia no Seminário Teológico Evangélico do Brasil – STEB, com especialização em Grego pelo Departamento de Línguas Clássicas da Universidade Federal de Minas Gerais – UFMG e esteve pastor na Igreja Batista Nova Aliança, em Nova Lima, Grande BH

Atualmente congrega da Comunidade “Caverna de Adulão”.

32 comentários:

  1. CONCORDO COM QUASE TUDO; MAS ACREDITO QUE O IRMÃO IGNOROU (QUANDO ESTUDOU O COMENTÁRIO DE CHAMPLIM) QUE NA BÍBLIA O APOSTOLO PAULO USOU (APLICOU) A EXPRESSÃO ESCANDALO FORA DO SENTIDO ORIGINAL DO GREGO, LEVANDO EM CONSIDERAÇAO A IGNORÂNCIA DOS FRACOS NA FÉ - LÁ EM ROMANOS 14.

    LEVANDO EM CONTA O SENTIDO ORIGINAL GREGO PARA ESCÂNDALO COMO POSSO ENTENDER PAULO AFIRMANDO QUE SE O COMER LEGUME CAUSAR ESCÂNDALO NÃO DEVO COMER LEGUME.

    PAULO SABIA QUE COMER LEGUME E OUTRAS COISA NÃO TINHA PROBLEMA ALGUM, MAS OS FRACOS NA FÉ SE ESCANDALIZAVA. POR CAUSDA DESSES FRACOS, PAULO RECOMENDA NÃO COMER LEGUMES (MESMO NÃO TENDO PECADO ALGUM NISSO).

    ACREDITO QUE ISSO SERVE DE PONTE PARA A QUESTÃO DE PIERCING, TATUAGEM, ETC. TUDO ISSO É UMA QUESTÃO DE CULTURA E QUERER USAR ESSA CULTURA (DE PIERCING, ETC) NUM CONTEXTO EVANGÉLICO BRASILEIRO É QUERER LUTAR (BRIGAR, CAUSAR PROBLEMA, DIVISÃO) POR MUITO POUCO.

    NOSSOS IRMÃOS SÃO FRACOS NA FÉ (ACHAM QUE É PECADO O QUE NÃO É PECADO); PORÉM, MESMO ASSIM, ELES SÃO MAIS IMPORTANTES PRA MIM DO QUE PIERCING, BRINCO (NO HOMEM) E TATUAGEM.

    O ESPIRITO SANTO NÃO PRECISA QUE USEMOS ROUPAS E PALAVRIADOS ESQUISITOS PARA CONVENCER UMA PECADOR; ESSAS COISA PODEM SER USADAS POR OUTROS MOTIVOS, NÃO COM A ALEGAÇAO DE SE NÃO FOREM USADAS AS PESSOAS NÃO OUVIRÃO(ALGUMAS PESSOAS FALAM ISSO). E SE NÃO OUVIREM, NOS RESTA LAMENTAR, O EVANGELHO É PRECIOSO DE MAIS; NÃO DEVO BAIXAR O NÍVEL (E CAUSAR PROBLEMAS COM OS MEUS IRMÃOS FRACOS) POR CAUSA DE UM IMPIO QUE NÃO QUER OUVIR: LAMENTO POR ELE.

    REPITO: QUERER INTRODUZIR ESSA CULTURA EM NOSSO MEIO É O MESMO QUE BRIGAR MUITO POR MUITO POUCO.

    CONCLUSÃO GERAL (SEM DEFINIÇAO GREGA E COM BASE NO AMOR QUE DEVEMOS TER PELOS NOSSOS IRMÃOS):

    SENDO UMA CULTURA ESTRANHA Á REALIDADE (GERAL) DAS IGREJAS EVANGÉLICAS, O PIERCING, A TATUAGEM, E O BRINCO (USADO POR HOMENS) NÃO DEVE SER USADO POR UMA PESSOA CRISTÃ (PRINCIPALMENTE DENTRO DA IGREJA) PELO FATO DE PROVOCAR DIVISÃO, BRIGAS, TRISTEZA, CONSTRANGIMENTO E VISÃO DETURPADA (NAS PESSOAS NÃO CRENTES) EM RELAÇAO Á REALIDADE DO CRISTIANISMO (IGREJA). USAR ESSAS COISAS DENOTA FALTA DE AMOR MAIS PROFUNDO E VALORIZAÇAO MAIOR DE COISAS EM DETRIMENTO DA VALORIZAÇAO MENOR DE PESSSOAS: É BRIGAR POR MUITO POUCO!

    PR. RENÉE RICARDO (PASTOR BATISTA) E-MAIL: dolanaza@hotmail.com

    ResponderExcluir
  2. Só posso dizer que AMEI artigo e que deveria ser colocado como estudo em salas de jovens de todas as comunidades cristãs. Muito bom! Parabéns!!!!.... Deus continue te usando e te abençoando com sabedoria.

    ResponderExcluir
  3. nossa....com tanta coisa boa que Deus nos oferece,por exemplo..vida com jesus,batismo com o espirito santo,nome no livro da vida..ser uma nova criatura,,ser cheio da graça,cheio do poder,ser usado pelo senhor,,com tantas coisas boas,,,tem gente defendendo uso de pircing e tatuagens,que deixa a pessoa por 12 meses sem condição de doar sangue,e vuneravel a hepatite b..jesuissssss,,,,,,,,,cade o teu povo??????
    tem gente que confesssa ao senhor pubricamente,mas o nega com suas obras,,,,tem que nascer de novoooo

    ResponderExcluir
  4. Cara, voce tem razão.
    Está bem escrito e tem muito sentido.
    Não se preocupe com os comentários...
    Não sou evangélica, sou espirita,
    mas respeito MUITO todas as religiões e tenho certeza que Força Superior - chame-a de Deus, Buda, o que for - não se importa com o exterior de quem acredita.
    O amor Divino não se dá com a aparencia, e sim com o interior, com a fé verdadeira.
    Afinal, tatuagens e piercings mudam carater? Não, obviamente.
    É isso.

    ResponderExcluir
  5. TATUAGEM NÃO MUDA A FÉ DE NINGUEM! COM OU SEM TATUAGEM SEU QUE UM DIA VOU ESTA COM O SENHOR JESUS....

    ResponderExcluir
  6. Amados, Satanas não dorme ele quer destruir os escolhidos de Deus. Por que existe tanta polemica à este respeito? Deus não é Deus de confusão. Porque temos que andar como os gentios que não conhecem a Deus? Queremos fazer tudo o que o mundo faz e ainda sermos salvos. Não servimos á um Deus morto mais sem vivo! Em Romanos 14, Paulo bem aventurado aquele que não se condena naquilo que aprova, e que se algo vem escadalizar ao seu irmão não faça. O usar marcas sobre o corpo da uma aparecia de rebeldia o que faremos com o noss proximo que estamos tentado levar para Jesus. Muitos não vão parar nem para te ouvir, vão ter medo de você. Muitas vezes esquecemos de nossa função principal que é cumprir i Ide e pregar o evangelho para toda a criatura. Mutas pessoas se convertem e querem continuar nas antigas praticas. O cristão não tem que fazer as mesmas coisas que aqueles que não conhecem a Deus faz não! Olha o seu testemunho. Antes ser radical e santo do que leberal e imundo. Tudo que li foi desculpa para fazer algo, para "glorificar" a propria carne. Que vocês possam ter um encontro real com o Senhor e buscar saber com o próprio Deus o que ele pensa à este respeiro.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. ja reparou q quem da uma de crente bitolado radical sempre vem anonimo????

      Excluir
  7. Brother parabens pelo seu estudo, o problema é gente dando mais importante para um tatuado do q o proprio tatuado, nao sao minha tatuagens q vao me levar pro ceu ou pro inferno, Jesus Cristo é mto mais q uma tatuagem ou qualquer outra coisa vã.

    acho q nesse meio os fracos na fé nao seria quem tem a tatuagem mais sim os que estao julgando os tatuados.

    quem convence o homem do pecado é o proprio Espirito Santo, si ele nao me encomoda com tal coisa nao serao uns crentinhos que querem si demonstrar "santos" de mais q vai me encomodar,

    no mais parabens cara...
    Deus te Abençoe

    ResponderExcluir
  8. Joubert, fico feliz de saber que ainda existe no mundo cristão pessoas que se preocupam em aconselhar e conscientizar a população à respeito de um tema que é tão falado entre os adolescentes e jovens e ao mesmo tempo tão restrito aos mesmos. Essa restrição deve-se à tamanha religiosidade, falta de informação, e falta de base bíblica para condenar uma prática que na verdade não é pecado, mas simplesmente algo que foge dos usos e costumes impostos por homens e não por Deus. E as vezes por ignorancia ou por puro orgulho muitas autoridades e estudiosos preferem fechar os olhos para a verdade e tratar o assunto como futilidade ao abordar o mesmo dentro das igrejas e EBD. Saiba que seu trabalho é muito importante e que assim como todos os homens que ousaram questionar regras, afim de que o evangelho fosse revelado da maneira como realmente é, livre de toda acepção e prconceitos, você será perseguido, mas creio que também assim como todos esses homens será honrado.

    Deus te abençoe e continue te usando meu irmão.

    ResponderExcluir
  9. anomimo!!adorei a sua respostas .eu tenho tatuado os meus pais no braço fiz por amor e saudades.e se as pessoas me jugarem por isso eu ñ importo.por que antes eu seguia o evangelho era feliz .um dia me fui a outro paiz a trabalhar e quando voltei.fizeram de conta que nem eu existia...tudo bem ..aprendi que ..DEUS e muito mas do que meia duzia de crente que vive falando falando e falando ....fiz minha tattoo depois disso ,fiz das pessoas que mas me amam na vida que sao meus pais e nao me arrependo...sei que DEUS ME AMA !!E JESUS ME AMA TBM E ISSO QUE E O MAIS IMPORTANTE ...

    ResponderExcluir
  10. Batata, pessoas que pensam como voce da um trabalho danado.
    O que vale mais obedecer a palavra de Deus ou sacrificar.
    Pais, como eu, tem que perder horas, dias, tentando explicar para uma filha de 19 anos que para ser feliz e agradar a Deus nao é necessario marcar para o resto da vida a pele com imagens, frases, do tipo Deus é Fiel, amo Deus, botar argolas ridiculas nas orelhas, deformar o corpo, com piercings entre outras aberracoes.
    Há coisas mais importantes neste mundo para uma jovem se preocupar, como por exemplo, fugir das praticas imundas que vemos por aí, sejam, beberrices, baladas infernais, drogas, prostituicao, lascivia, etc.
    Batata, nao seja defensor de praticas que tem levado muitos jovens a se confrontarem com seus pais, em um ato de pura rebeldia.
    Alguem em sã consciencia e conhecedor da palavra de Deus, jamais permitiria que um filho tatuasse seu corpo ou mesmo o mutilasse com piercings.
    Jesus te ama. Sem Santidade jamais veras a Gloria de Deus.

    ResponderExcluir
  11. Mano eu nem ligo o que as peçoas acham sou tatuado sou tatuador sim, e ninguém tem que me julgar por isso, sendo cristão ou não, eu sou tatuador da antiga e sei o que é ser parado por um fanático em religião e ficar falando que vou queimar no inferno, que não vou ser aceito no céu, que o que eu tenho tem cura e outras merdas que ja ouvi, se eu vou pro inferno ou não, não to preocupado com isso, tem coisas que pessoas que nem tem tatuagem e piercings fazem, não foi uma pessoa tatuada que matou e queimou uma cidade, não foi uma pessoa tatuada que invadiu países e persseguiu um povo, e o pior os principais crimes de pedofilia não foram praticados por pessoas tatuadas, vieram de pessoas que se dizem cristãos, então essa discussão se tatuagem é pecado, ou contra a vontade de Deus, ja encheu o saco............

    ResponderExcluir
  12. nao aceito pois acho que nao tyem nada a ver um crente usar piercing e tatuagem , que vantagem ou o que vai ganhar fazendo isso , eu acho que é só parea chamar a atençao mostrar que é diferente, nao acho bome e nem normal , nao condeno quem faça mas para mim nao dá,va para as ruas evangelizar , abra tua boca e deixe jesus te usar , nao precisa de artimanhas nem de nenhum visual mirabolante para convencer o pecador a caeitar jesus com salvador , temos de ir na contramao do mundo , deixe te chamarem de quadrado de ultrapassado , mas viva uma vida que afgrade ao senhor , nao queira seguir modismos ditados pelo mundo!!!!!!!!

    ResponderExcluir
  13. Quando Deus Chamou Abraão de Ur dos caldeus, Ele na verdade saiu da Babilônia onde se práticava e cerimonias pagãs. O proposito de Deus em separar um povo através de Abraão foi exatamente este, de separa-lo dos costumes dos demais povos:

    Com nenhuma destas coisas vos contamineis; porque com todas estas coisas se contaminaram as nações que eu expulso de diante de vós.
    Por isso a terra está contaminada; e eu visito a sua iniqüidade, e a terra vomita os seus moradores.
    26 Porém vós guardareis os meus estatutos e os meus juízos, e nenhuma destas abominações fareis, nem o natural, nem o estrangeiro que peregrina entre vós;
    Porque todas estas abominações fizeram os homens desta terra, que nela estavam antes de vós; e a terra foi contaminada.
    Para que a terra não vos vomite, havendo-a contaminado, como vomitou a nação que nela estava antes de vós.
    Porém, qualquer que fizer alguma destas abominações, sim, aqueles que as fizerem serão extirpados do seu povo.
    Portanto guardareis o meu mandamento, não fazendo nenhuma das práticas abomináveis que se fizeram antes de vós, e não vos contamineis com elas. Eu sou o SENHOR vosso Deus. Levítico 18:24-30

    E não andeis nos costumes das nações que eu expulso de diante de vós, porque fizeram todas estas coisas; portanto fui enfadado deles.
    24 E a vós vos tenho dito: Em herança possuireis a sua terra, e eu a darei a vós, para a possuirdes, terra que mana leite e mel. Eu sou o SENHOR vosso Deus, que vos separei dos povos.
    Fareis, pois, diferença entre os animais limpos e imundos, e entre as aves imundas e as limpas; e as vossas almas não fareis abomináveis por causa dos animais, ou das aves, ou de tudo o que se arrasta sobre a terra; as quais coisas apartei de vós, para tê-las por imundas.
    E ser-me-eis santos, porque eu, o SENHOR, sou santo, e vos separei dos povos, para serdes meus. Levítico 20:23-26

    É interessante observar que Israel entrou no Egito por causa da fome no tempo que José era Governador:
    Então Israel entrou no Egito, e Jacó peregrinou na terra de Cão.Salmo 105-23
    Sabemos hoje que a terra de Cão é o Egito, que está na Africa. Ninrode descendeu de Cão filho de Noé, que edificou a Babilônia na vale de Sinar. Daí veio toda prática e costumes pagãos de usar pinturas, marcar o corpo e etc.
    Está escrito:
    Não ameis o mundo, nem o que no mundo há. Se alguém ama o mundo, o amor do Pai não está nele.
    Porque tudo o que há no mundo, a concupiscência da carne, a concupiscência dos olhos e a soberba da vida, não é do Pai, mas do mundo.
    E o mundo passa, e a sua concupiscência; mas aquele que faz a vontade de Deus permanece para sempre.I João 2:15-17
    Sabemos que somos de Deus, e que todo o mundo está no maligno. I João 5-19

    ResponderExcluir
  14. gradeço os comentários...

    ...mas lendo os comentários vi e reafirmei meu desejo de que este estudo rode o mundo e que mais e mais pessoas possam ter acesso pela Graça de Deus.

    Digo isto pq minha intenção nunca foi (e deixe claro isto no estudo) que alguém faça uma tatuagem ou coloque um piercing, mas que as pessoas possam descobrir que nem tudo que é falado dentro de nossas igrejas é a "verdade". Muitas vezes as opiniões da igreja expressão muito mais a opinião preconceituosa de muitos líderes, a vontade de alguns pais que simplesmente acham mais fácil oprimir e proibir do que ter uma conversa franca e amigável com seus filhos e o quanto muitas vezes usamos a Palavra de Deus para tentar justificar o que eu quero e não quero (o que é desonesto).

    Mundanizar a tatuagem, o piercing, a roupa, o trabalho é dicotomizar a vida entre sagrado e profano, e um verdadeiro cristão sabe que está é uma grande mentira e enorme heresia. Aquele que é de Cristo, vive com Cristo 24 horas por dia, e não apenas quando está na igreja ou conversando com algum irmão. Separar as coisas em nossas vidas nos faz sermos antes de mais nada um bando de hipócritas, onde tenho que ser fiel com minha esposa, mas posso tiranizar meus funcionários, pois meu trabalho é algo secular; tenho que ser um bom professor em minha classe de escola dominical, mas um péssimo funcionário em meu trabalho e vai por aí.

    Deixei claro neste estudo que devemos sim observar nossa motivação para fazer algo assim, que devemos sim entender a postura de nossas denominações e respeita-las, que devemos ouvir nossos pais e que a opinião deles é muito importante, mas parece que as pessoas apenas entendem o que lhe convém e o que faz com que suas idéias sejam avalizadas, e é exatamente assim que estas pessoas leem a bíblia, procurando apenas o que lhes convêm.

    Que Deus nos abençoe e que possamos aprender a sermos cristãos que ouvem a voz de Deus e a ministração do Espírito, e não usarmos Deus para justificar nossas vontades pessoais.


    Inté™

    ResponderExcluir
  15. Cada dia mais as pessoas estão aderindo a velhos costumes e velhas práticas e acha que tudo isso é novidade. Tatuagens,piercings estes e outros costumes são tão antigos quanto o mundo. Se você duvida disso eu te desafio a ler a historia dos povos pagãos, como os Maias,os Incas ou mesmo os fenícios ou os caldeus e então você verá que nada disso pertence ao cristianismo.

    ResponderExcluir
  16. Normalmente eu não perco meu tempo respondendo a anônimos, até pq penso que se a pessoa não assina seus comentários e posicionamentos, não merece que os demais percam seu tempo tentando responder, mas enfim...

    Anônimo, vc não deve ter lido nada do que eu escrevi no estudo acima... Mencionei que estes "adereços" são anteriores à fé cristã e até mesmo ao judaísmo enquanto religião, que em muitos lugares são inclusive culturais e até ritualísticos, então é óbvio que os encontramos em povos pagãos (o que seria mesmo pagão???), Maias, Incas, Astecas, Fenícios, Babilônicos, os Maori's na região da Polinésia, nas ilhas de Bali, em regiões do Japão, Índia e outros países do Oriente e até mesmo entre os índios americanos e muitas tribos brasileiras.

    O fato de um determinado costume não fazer parte de uma determinada cultura, não faz dele um pecado ou algo averso à nossa fé e prática. É o mesmo que falar que não podemos comer feijoada pq sua raiz cultural foram as tribos escravizadas no Brasil com todo o seu politeísmo e sincretismo religioso. Isto é além de ridículo, altamente preconceituoso.

    O cristianismo muda sim pontos específicos de culturas, mas não por não ser algo da cultura cristã, mas por serem pontos que vão de encontro à fé, coisas que são contrárias aos princípios e não apenas por serem diferentes, mas única e exclusivamente por serem divergentes. E outra coisa que é de suma importância mencionar aqui é que estas mudanças não são impostas a nenhuma cultura, mas partem do indivíduo, que em sua caminhada cristã reconhece pontos divergentes e os abandona de forma natural e simples.

    Bom, acho que já falei demais com o "anônimo". A propósito, estude mais um pouquinho e preste mais atenção aos que lê, pq vc disse coisas que foram mencionadas no estudo de forma direta e tb indireta.

    Recomendo o livro "Fator Melquisedeque" pra vc que gosta de falar de diferenças culturas e pelo visto, não entende muito ainda.

    ResponderExcluir
  17. Joubert, parabéns pelo estudo! Muito esclarecedor!
    Estou travando um dilema comigo mesma a respeito de tatoos. Ainda não tenho nenhuma mas sonho em fazer uma bem pequenina na nuca. Não porquê eu quero idolatrar algo através dessa tatoo, mas é porque eu acho bonito e singelo. Sinceramente não vejo motivos para perder minha salvação se fizer um desenho em mim. Quase todas as mulheres usam brincos, será que todas vão pro inferno por causa disso? É muito preconceito!!!
    Gostaria muito de fazer uma tatoo com um profissional cristão mas não conheço nenhum. Vc ainda tatua ou conhece algum profissional temente a Deus em Belo Horizonte para me indicar? Se quiser eu lhe passo o meu e-mail para que possa me orientar melhor qto a esse profissional. Desde já agradeço!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Me manda seu email que conversamos... Desculpe a demora, trabalhando demais!!! ^^

      Excluir
  18. Este comentário foi removido por um administrador do blog.

    ResponderExcluir
  19. Este comentário foi removido por um administrador do blog.

    ResponderExcluir
  20. Este comentário foi removido por um administrador do blog.

    ResponderExcluir
  21. Jocélio . Fiz um comentário extremamente contrário acima em 2011. Minha filha tem 21 anos fez uma linda tatuagem com minha autorização. Seguimos firmes na fé. Nada nos abalou e estamos mais unidos na fé do que nunca. Minha preocupação agora é com extremistas e fundamentalistas religiosos que estão desigrejando. Tornaram-se tão puritanos que as igrejas do primeiro Amor não os cabem mais. Em tudo há pecado. Paul Washer que o diga. É outro a serviço da desigrejação de irmãos.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Excelente comentário e que bom que em apenas 2 anos, mudou completamente de posicionamento.

      Excluir
  22. PARABÉNS CARO SÁBIO VOCÊ CONSEGUIU APOIO DE UMA ESPIRITA QUE PRA ELA TANTO FAZ buda,maomé,ou JEOVÁ continue fazendo apologia ao que mancha,marca ,fere o templo do ESPIRITO SANTO naquele dia veremos a diferênça entre o que serve a DEUS e o que serve ao diabo.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Joel, o que me preocupa não é se consegui apoio de um espírita, macumbeiro, budista ou mesmo de um evangélico. Meu compromisso é com a Palavra, e ELA é o que faz a diferença na vida das pessoas. O mais triste é saber que o mesmo espírita que vc criticou e seguindo os dogmas da sua religião já estão condenados ao inferno ter muito mais sabedoria e abertura para a palavra de Deus, que vc que se diz cristão.
      Se vc tivesse a menor noção do que o texto onde nosso corpo é chamado de Templo do Espírito Santo diz, não falaria tanta bobagem... Vai conhecer a bíblia ao invés de ficar apenas ouvindo o que seus pastores falam e quem sabe assim vc descobre o que é graça e misericórdia.
      Tô cansado deste "crentes" que se acham os donos da verdade e são completos alienados.

      Excluir
  23. A salvação é individual, e um dos maiores mandamentos de Deus é que amemos o proximo como a nós mesmos...portanto, no meu entendimento, se vc faz uma tatuagem ou coloca um piercing,é um problema seu! Eu como cristã devo amá-lo incondicionalmente, e não julgar a pessoa por isso! Tathy Yamamoto

    ResponderExcluir
  24. Nunca li tanta coisa inútil...mas comparar os cravos que pregaram Jesus numa cruz com um piercing é lamentável.Que o Espírito. Santo nos oriente!

    ResponderExcluir