sexta-feira, 10 de abril de 2009

Sexta Feira da Paixão... Paixão a que???


Não quero deixar aqui uma imagem de preconceito ou mesmo intolerância, mas esta é uma das épocas do ano que mais de deixa indignado... Indignado por ver que a fé, independente de qual seja, é muitas vezes usada mais como ferramenta de desencargo de consciência, do que como certeza daquilo que não se vê e esperança naquilo que se espera.

Quando eu digo que as pessoas são hipócritas, muitos me martirizam, me xingam e vai por ai... Então vamos a mais uma análise acerca da hipocrisia da população justamente nesta época de reflexão, luz e desejos de gurias que concorrem a qualquer concurso de miss.

Se não me falha a memória, a 40 dias que antecedem a páscoa começa toda uma elevação da hipocrisia entre às pessoas. Enfim, na semana que antecede a páscoa é que tudo se transforma numa festa religiosa do consumismo e das balelas em série.

Dezenas de encenações sobre a morte de Cristo são feitas por todo o país, milhares de telespectadores se amontoam em qualquer lugar que seja possível colocar uma bunda para assistir de camarote e sem conforto nenhum (claro porque fiel que é fiel pode sofrer um pouco para suprir o sofrimento de Cristo na cruz), e ai de quem tentar roubar seus 3 centímetros de espaço, este será morto em praça pública demonstrando o respeito e amor que aprendemos com Cristo. Novamente milhares se amontoam nas igrejas para que seus pecados sejam perdoados e toda sua burrice seja abençoada. Entre lágrimas e devoção do povo, encontram-se os padres e alguns pastores eufóricos e felizes, pois sabem que em pelo menos uma vez ao ano as igrejas estarão cheias e aquela vasilha onde são recolhidas as doações estará abarrotada de trocos.

O comércio sorri de orelha a orelha visto que todo ano as expectativas de vendas são superadas e os lucros não param de crescer. É ovo de chocolate, ovo de galinha, ovo de ovo, ovo de chiclete, de pistache, de rúcula...As pessoas devotas nos três dias da festa cristã estão lá, esfregando-se freneticamente uma na outra e disputando a tapa cada cm² de chocolate disponível, com toda a alegria elas distribuem socos e pontapés festejando a paz e o amor de Cristo.

A sexta-feira é sempre "Santa": Correr, gritar, brincar, comer em exagero, festejar, escutar música e qualquer outra coisa de um dia normal são proibidos. Mas nenhum fiél deixa de ir ao bar tomar a cervejinha após sair da missa ou ir à casa da amiga fofocar sobre como a vizinha foi com uma roupa feia que a deixava mais gorda do que já era. O prato típico da sexta-feira, peixe torna-se o ator principal de um banquete, famílias passam das 12:00min às 15:00min comendo seu delicioso banquete que varia de peixe de água doce à variados frutos do mar, mas sexta é dia de jejuar e não se pode comer muito.

No sábado a vida volta ao normal, a luta recomeça e os atrasados correm para comprar os presentes aos filhos, netos, afilhados e sobrinhos.

O domingo, o dia em que todos renascem com a alma renovada e o mau humor de sempre, pois o cunhado chato esta batendo à porta às 7 da manhã sabendo que no sábado à noite você bebeu além da conta para suprir o que não pode beber na sexta-feira e gostaria de dormir pelo menos duas horas a mais.

O banquete do almoço de domingo é ainda mais pomposo que o da sexta-feira. Variando de família para família o cardápio tradicional. As crianças correm e sujam a casa com um monte de chocolate, gritam e derrubam qualquer coisa que estejam em seu caminho durante toda a manhã e tarde de domingo, enquanto isso as mães das pequenas criaturas adoráveis estão mais preocupadas em contar que a filha da vizinha da namorada do tio-avô engravidou aos quinze anos de idade e não sabe quem é o pai.

Ao final do domingo todo mundo se despede com a mesma cara de sempre, e você deita-se na cama pensando que a partir daquele dia será uma pessoa melhor, terá um ano cheio de paz e amor e que fez o seu papel de cristão para este ano... "Esta consumado". Como último pensamento, você ainda diz: “ufa, graças a Deus que tudo acabou; stress como esse só no ano que vem novamente”.

Se quiseres ser fiel, que seja o ano tudo, e não apenas em um dia...

Se quiseres ser fiel, mude a sua postura antes dos 40 dias que antecedem a páscoa, onde uma grande maioria de "cristãos" caem na putaria do carnaval, onde "ninguém é de ninguém...

Se quiseres ser fiel, olhe mais para dentro de si e esqueça a vida alheia...

Se quiseres ser fiel, seja imitador de Cristo.



Inté™

Nenhum comentário:

Postar um comentário