domingo, 12 de abril de 2009

Exemplo de fé e postura...

Hoje foi um dia chato...

...Chato pq muitas coisas acontecem as quais não temos o poder de mudar, de contornar, de fazer diferente.

Uma das vantagens de se ter um blog que pouca gente vê é que se pode usar este espaço como um diário digital, onde posso colocar minhas tristezas, alegrias e mesmo assim ninguém ficar sabendo de minha "vida ruim".

Neste dia 12 de abril de 2009, fazem exatamente 2 anos que um dos maiores exemplo de fé e prática que conheci faleceu: Fábio, o "Pastor Fábio da Caverna"...

Como ele detestava ser chamado de pastor!!! rsrsrsrs

O Fábio não precisava do título, era pastor e pronto... Títulos são ferramentas para se forças as pessoas a reconhecer algo que vc não faz direito. Alguns de meus antigos colegas de seminário fazem questão de colocar o maldito "Pr." antes de seus nomes no Orkut... Pra que??? Quem esta pastor (termo muito usado pelo Fábio) não necessita disto; estar pastor é desempenhar uma função e não apenas usar um termo que, graças a alguns que existem por ai, está mais desgastado que maçaneta de banheiro de rodoviária.

O Fábio me ensinou, durante um período de grande crise em minha vida, que a igreja não precisa de mim, por maior que seja o meu conhecimento, mas eu que necessito dela; e que esta mesma igreja que existe por aí, que tem andando na contramão do que Cristo ensinou e não do sistema, é a mesma pela qual Ele se entregou e morreu.

Coisas simples, mas que a minha altivez e orgulho me fizeram esquecer.

Sempre detestei o sistema, mas estava eu criando outro que me escondesse; nuca gostei de ser chamado de pastor tb, mas reconheço que não pelos mesmos motivos que o Fábio... No meu caso, eu estava vivendo uma vida dupla, cheia de hipocrisia e mentiras, onde eu era o "cara legal" com as pessoas da congregação que estavam comigo, e um "cara boçal" dentro de minha casa, com meus colegas e familiares.

Confesso que andei pouco tempo com o Fábio, mas foi muito intenso este tempo... Saimos pelo menos 1 a 2 vezes por semana, nos encontravamos na igreja, nas rua, no studio. O Fábio sempre foi alguém que acreditou em mim, me respeitou e colocava a maior pilha para eu voltar ao ministério pastoral e ajuda-lo na comunidade... Eu nunca aceitei... ou melhor, não poderia aceitar...

Meus anos no seminário me ensinaram muito... Mas aprendizado mesmo foi ao lado deste homem. Aprender a amar a coisa que eu mais odiava naqueles dias (a igreja); aprender a respeitar as diferenças; aprender que quando saimos da posição de oprimidos, temos uma forte tendência de nos tornarmos opressores; aprender que mesmo nos meios que não gostamos, Deus age por sua misericória e graça, e não por nossos conceitos formados; aprender que se acho que a igreja é uma meretriz, eu sou filho da mesma, faço parte dela e sou ela; aprender que não existe este papo de trabalho secular e trabalho na obra, mas uma vida consagrada à Deus onde não existem distinções de momentos de humanidade e santidade, até pq estas coisas não disassociam na vida daquele que deseja ser um "homem de Deus".

Me decepcionei muito com a igreja, e mais ainda com os "irmãos"... Fui demitido por não aceitar injustiça e falar a verdade, fui caluniado por não ser hipócrita diante de pseudo-santos, fui chamado de ladrão por alguém que eu chamei de irmão (no sentido literal da palavra), fui chamado de homossexual por pessoas de minha convivência por ser tolerante, fui enganado por "amigos", fui traido e roubado por "irmãos" e colegas pastores, fui chamado até de satanista por pessoas as quais eu realmente confiava... Criei uma revolta com tudo e todos... Abandonei o ministério, abandonei a fé, mas falava que não tinha abandonado à Cristo. Abandonei sem perceber... mesmo não sendo abandonado por Ele, e Ele me apresentou o Fábio.

Fábio entra em uma loja que eu trabalhava, olha uns livros e me pergunta: "O que vc me sugere???" e assim começou um período de muita confrontação em minha vida...

O Fábio sempre acreditou nas pessoas e em seu potencial. Certa vez ele me procurou e me disse o seguinte: "Batata, eu tenho ouvido tanta coisa ruim ao seu respeito que sinceramente, não tem como tanta coisa caber dentro de uma só pessoa... Só se vc for o próprio capeta!!! rsrsrsrs". E morreu de dar risada!!!

Estes dois anos foram longos demais para mim... Já não sabia o que era ser pastoriado à anos... Não sabia nem o que era mais as caracteristicas de um pastor; e confesso que as que ví no Fábio eram bem diferentes das que vi nos muitos que eu conheço.

O Fábio me ensinou a amar de novo, a olhar as pessoas com olhos de amor, a não guardar magoas e rancores, mesmo com todos os motivos do mundo, me ensinou a olhar pra cruz e entender que se ela está vazia, está por minha causa e pelas pessoas que existem por ai... Brancos, negros, índios... Tatuados ou não, normais ou não, mas todos pessoas.

Fábio, amigo, irmão, pastor... Vc faz falta demais!!!

Um dia nos vemos novamente...



Inté™ daqui a pouco, verdadeiro amigo...

Um comentário:

  1. gostaria muito de conhecer a igreja de vcs em belo horizonte,so evagelica a 11 anos mais ainda nao descobri meu lugar espero respostas,sinto muito por sua dor .elisvmv@hotmail.com

    ResponderExcluir