quarta-feira, 11 de agosto de 2010

Esdras 10:4...



=]

"Levanta-te, pois, porque te pertence este negócio, e nós seremos contigo; esforça-te, e age."

A alguns anos atrás, fui convidado para dar uma palavra em uma pequena igreja batista de Ipatinga, cidade esta que fica a uns 250 kms de BH e onde passei muitos anos de minha vida; lugar quente que até faz a pele doer.
Não tinha ido ainda para seminário, não conhecia nada de teologia, era um cara que apenas lecionava para um classe de adolescentes, com uns 20 e poucos anos de idade; cheio de idealismo, cheio de sonhos, cheio de vontades...
E nesta "pregação", falei algo acerca de Esdras 10:4... Coisa simples, nada rebuscado, e até digno de se pedir perdão aos ouvintes daquele sábado.

Pq me lembrei disto hoje???
Pq após aquele dia, muita coisa aconteceu em minha vida... Seminário teológico, especialização em Grego pela UFMG, livros e mais livros, sarais teológicos, liberalismo, academicismo e o pior... o ceticismo.
Me tornei alguém que conhecia demais a palavra, mas tinha perdido o foco na "Palavra". Me tornei uma folha cheia de anotações e teorias, porém seca como toda folha de papel é e deve ser.

Porém, ontem, após uma demorada conversa por telefone com uma pessoa "mais que importante" para mim,  ouvi o que já tinha ouvido algumas vezes, da parte de minha mãe e tb minha irmã, onde parei e pensei...
Pensei no que sou hoje, e o que já fui outrora... Pensei assim pq normalmente devemos caminhar para frente em nossa jornada pela vida, porém vi claramente que não é exatamente assim que estou caminhando. Meus passos hoje parecem mais o "passo do caranguejo". Aceitei o prato de lentilhas... Troquei o "mais" importante pelo que simplesmente importava para mim mesmo; me viciei em minha altivez e em outras "cozitas mas" e tenho andado circulando meu próprio umbigo.

E hoje, mesmo sendo um dia daqueles bem corridos, refleti sobre o que é "μετάνοια"... Metanoia.
Esta palavrinha estranha significa arrependimento, conversão (tanto espiritual, bem como intelectual), mudança de direção e mudança de mente; mudança de atitudes, temperamentos; caráter trabalhado e evoluído. Coisas impossíveis ao homem comum...

Mas o que tudo isto tem haver com a historinha da pregação em Ipatinga??? Tudo!!!
Era um tempo onde eu tinha problemas, mas tb sabia o que era confiar em Deus de forma prática; onde existiam lutas, mas tb a certeza da vitória; onde a coisa mais seca que me acompanhava era meu cabelo ruim, que nunca nenhum condicionador conseguiu dar jeito.

Mudanças são difíceis, eu sei... Requer sacrifícios, humildade, força de vontade, dentre muitas outras coisas... Eu mesmo sei o que passei quando decidi que deveria perder peso...
Foram quase 30 kg... Eu cheguei a ter um dia 113 quilos de pura banha e glicose astronômica... Hoje, com auge de meus 85 kg, não tenho um "corpinho de sereia", mas graças a Deus, não sou mais o "rostinho de Kinder Ovo" que já fui um dia.
Mudanças podem sim acontecer. Eu sei disto pq muitas delas estão já acontecendo comigo, pela graça de Deus e não apenas por meu esforço pessoal. Mas ainda sei que estou longe do que posso ser e, principalmente do que Deus sonha pra mim...
Quero sim, hoje, reorganizar minha vida... Cuidar mais de mim e me extressar menos com meu trabalho maluco; ser uma pessoa carinhosa e menos grossa com as pessoas que amo; confiar menos nas pessoas e mais em Deus; abrir mão de muitos dos meus "pecados de estimação"; reconhecer que o Cristo não é apenas aquele que conheci pelos livros e manuais de teologia sistemática, mas Aquele que um dia fez diferença em minha vida, Aquele que muito antes da hermenêutica, da exegese, das análises lexográficas, falava comigo e me direcionava acerca de minha vida e conduta. Aquele que me mostrou em Esdras 10:4 que:
  • Levanta-te:  Significa mudar de atitude, sair da posição conformista e buscar algo mais;
  • Pois: Após a descisão de se mudar de postura, coisas certamente aconteceram em nossas vidas;
  • Porque te pertence este negócio: Esta atitude cabe a cada um, é uma descisão pessoal;
  • E nós seremos contigo: A certeza de que tomando descisões certas, Deus estará conosco, pois ele é indiscutivelmente o maior interessado em que mudemos e caminhemos com Ele, servindo verdadeiramente aos seus propósitos e divulgando, com nossas atitudes e não apenas com nosso bla bla bla a sua presença e poder transformador;
  • Esforça-te: Não existe nas escrituras nenhum lugar onde fale que o cristão terá uma vida fácil e sem dificuldades, mas existem inúmeras promessas de vitórias diante destas dificuldades e a certeza de que mesmo no vale da sombra da morte, Ele estará conosco;
  • E age: Fazer, lutar, correr atrás... Mas com a certeza que não é simplesmente por meu esforço e sofrimento, mas pela maravilhosa Graça, imerecida, irresistivel, maravilhosa e suficiente... Lutar sim, mas dependendo d'Ele... Pq d'Ele, por Ele e para Ele são todas as coisas...

Palavras simples... Mas que me incomodaram o dia todo.
O "arroz com feijão"... Mas que faz a diferença.
Sei que ficarei nervoso diante de ter aberto mão de vícios, mas conto com Ele para me dar calma...
Sei que vou esquecer do meu "devocional diário", pois não é algo que faço com frequência mais...
Sei que posso ter recaidas e que o processo é longo e diário, mas Ele está comigo...
Sei que posso todas as coisas naqu'Ele que me fortalece.
Sei que quase ninguém lê estas coisas que escrevo aqui, e até por isto tenho coragem de dizer muitas delas, mas se por ventura alguém ler, saiba que sou um cara normal, cheio de defeitos e que preciso não apenas das orações e de "ombros amigos"... Mas sim, preciso muito de conhecer mais à Deus, ter mais proximidade com Ele, e assim reconhecer minha dependência e necessidade d"ele em minha vida.

Cansei, cansei mesmo de perder tudo que amo por ser diferente do que Ele tem para mim.
Cansei de tentar fazer tudo na força do meu braço.
Cansei de confiar em todo mundo, achar que o mundo é legal e as pessoas boas...
...Hoje quero descansar em Deus.




Inté™

22 comentários:

  1. Eu leio (:
    Mas vou fazer comentários simples pra você escrever mais e mais e mais e mais desse jeito aberto, como se ninguém estivesse lendo.

    ResponderExcluir
  2. é lindão...este texto de Esdras deixa perplexo !! estava receoso de como pregar este texto e voce sintetizou com seu testemunho...meu irmão, não dá pra ser suave, tem que radicalizar prá voltar ao centro da vontade.depende mais de voce do que de Deus, entende?
    Pr. Airton

    ResponderExcluir
  3. demorou pra eu ler e comentar...mas gostei do q disse....
    valeu pra minha reflexao...continua firme brother!!!

    sabemos em quem temos crido......!! graça e paz

    GuilhermeSilva

    ResponderExcluir
  4. Gostei ,pois todo o conteudo foi passado numa linguagem clara e juvenil !!!

    ResponderExcluir
  5. Deus é contigo neste negoico e ele tem usados essas palavras que vc posta para ajudar outras pessoas como a mim neste momento..

    ResponderExcluir
  6. Ainda tem alguém lendo.
    Deus continue lhe abençoando.

    Graça e Paz!
    ®

    ResponderExcluir
  7. Meu querido, Que Deus Te ilumine e encha você da sua Graça, ele é Com tigo, oque você posto não só me Motivou como tocou me mostro neste texto, Uma luta vem sempre acompanhado de uma vitoria com Cristo.

    Futuro Seminarista: Jessé Leite

    ResponderExcluir
  8. Me amado irmão!!! Como Deus falou comigo através de suas palavras...Estou assim como voce em Ipatinga, começando cheio de sonhos, de ideais! E essa vontade de transformar o mundo imediatamente, as vezes nos causa frustração, pois contamos com seres humanos como nós, falhos! Mas nosso Deus é quem nos honra! Quero continuar minha caminhada sem desanimar, estudar e não ser escravo do conhecimento, mas tendo a sabedoria que provém do Espirito Santo de Deus!
    Ah, vou me inspirar em suas palavras para "somar" em minha mensagem em nosso proximo encontro de jovens, amém? Que nosso Deusa continue ti abençoando ricamente!
    Seu rimão em Cristo,
    Ezequiel Santos,.

    ResponderExcluir
  9. Deus te abençoe amado,vc foi espontâneo e objetivo. O salmista no sl 119:18 diz: "desvenda os meus olhos, para que veja as maravilhas da tua lei" Deus te usou para desvendar os olhos de muitos dos seus servos. Um grande abraço,

    Pr. Washington Carlos

    ResponderExcluir
  10. Também leio... e acabou de fazer todo sentido para mim...

    ResponderExcluir
  11. Graça e paz irmão! recebi essa palavra e vim mergulhar mais profundo!to sem ar!!kkkkkk.
    muito bom seu blog.

    ResponderExcluir
  12. Acabo de ler e me identificar com tudo! Estou nesse processo no momento,tbm cansei de fazer tudo fora do que nosso Pai quer.Continue escrevendo meu irmão amado,pois todos temos erros,somos pecadores e queremos nos concertar e agradar nosso Deus! Deus é contigo! Creia! Obrigado por escrever e se abrir dessa forma!Orarei por ti,pra q se fortaleça cada vez mais!
    Deus abençoe sua vida
    Fica na paz

    ResponderExcluir
  13. Eu li!! Que Deus te abençoe irmão.

    ResponderExcluir
  14. a descoberta mais importante da vida de um servo de Deus, não é crescer para mostrar a Deus o quanto é importante para ele, mas saber que tudo o que temos e sabemos é nada quando não sabemos o que Deus significa para nos. Quem precisa mostrar o que sabe para Deus, ainda não descobriu o que realmente Deus quer. Deus quer comunhão. nós nele e ele em nós. um abraço siga em frente, suas palavras continuaram revelando os desejos de Deus.

    ResponderExcluir
  15. a descoberta mais importante da vida de um servo de Deus, não é crescer para mostrar a Deus o quanto é importante para ele, mas saber que tudo o que temos e sabemos é nada quando não sabemos o que Deus significa para nos. Quem precisa mostrar o que sabe para Deus, ainda não descobriu o que realmente Deus quer. Deus quer comunhão. nós nele e ele em nós. um abraço siga em frente, suas palavras continuaram revelando os desejos de Deus.

    ResponderExcluir
  16. muitas vezes nossas vidas não toma o rumo certo,somente pq ñ tomamos decisão dentro da vontade do Senhor,temos que aprender que o que importa ñ é nossa vontade,mas a vontade de Deus! amem!

    ResponderExcluir
  17. Obrigada pelo ponto de vista. Sim, continue escrevendo.
    Há mais de 1 mes sempre que abro a bíblia buscando uma orientação em relação à missão que tenho vivido me sai a palavra em Esdras. Cheguei a pensar que minha bíblia estava "viciada" com a página marcada por algum motivo. Mas não. Eu ficava me atentando a outros detalhes do texto e sua mensagem e foco nesse versículo em destaque me fez compreender e encaixar a mensagem do Pai de outra forma. Abençoado seja vc e seus comentários. ;)

    ResponderExcluir
  18. DEUS SEJA LOUVADO PELO SEU TESTEMUNHO, PERMANEÇA NO ALVO, O SENHOR TEM MUITO PARA ACRESCENTAR EM SUA VIDA!!

    ResponderExcluir
  19. Muito bom. Louvo a Deus ao ler o que você escreveu. Acredito em você.

    ResponderExcluir
  20. Esse sua postagem me ajudou muito, pois me vi em todas estas entrelinhas, igualmente você comecei com professor de escola dominical, e depois me deixei levar por conhecimento e deixei muito pra tráz,da comunhão, do medo de errar me apoiando no meu conhecimento, e agora percebi que o conhecimento sem temor nos traz ignorância espiritual. Continue tendo coragem pra reconhecer suas falhas e fraquezas perante Deus, e Ele fortalecerá sua alma. Obrigado amigo. Graça e Paz.

    ResponderExcluir
  21. estava fazendo meu devocional e vim refletir sobre aqui,muito bom

    ResponderExcluir
  22. Obrigada pela revelação do texto de Esdras estava a procurar mas a sua escrita ajudou muito , que o Espírito Santo lhe ilumine d não deixe de vir aqui sempre falar da escritura sagrada !

    ResponderExcluir