domingo, 15 de maio de 2011

Imutabilidade do Homem...


"Porque eu, o Senhor, não mudo..." (Ml 3.6)

Normalmente eu espero chegar a umas 1.000 visualizações neste meu blog para postar coisas diferentes, mas desta vez, até diante de coisas que ouvi e percebi, gostaria de falar algumas coisas que penso e acredito.
Muitas pessoas que passam aqui neste meu blog podem pensar que sou um cara super cristão, cheio de conceitos legais e mais um monte de coisas, mas a verdade é que tudo que normalmente escrevo neste blog são conceitos e "idéias" que passo, mas na sua grande maioria, são sonhos que tenho de vida, mas não a realidade que tenho vivido.
Muitas das coisas que aprend e repito, devo ao curso de teologia que fiz, e confesso que foi exatamente neste curso que me perdi em minha fé e conduta... Me joguei num evangelicalismo "meia boca", cheio de teologia liberal, palavras bonitas e nenhuma vida. Não consegui segurar a minha onda...
De lá pra cá, sempre vendi uma idéia, mas não o que realmente eu era... Seria muito frustante para minha família e "ovelhas" na época, e amigos hoje saber que todo o lindo discurso, não passava de falácia e papo furado.
Anos se passaram, e eu sempre falando de meus sonhos de fé e nenhuma vida... Chamo de sonhos de fé pq sempre foi o que eu queria viver, mas nunca tive força de vontade e nem mesmo vontade verdadeira de sair da minha zona de conforto e lutar por algo real com relação a isto. E mais anos vão se passando e nada. Me acomodei na minha vidinha patética, onde o ter o que comer já era o bastante, onde a oração era apenas um pedido de socorro quando a coisa estava preta ou uma conversa com um Deus que eu não conhecia mais, onde tudo que eu começava, nunca terminava... Não vivia de verdade nestes anos, mas estava sub-vivendo.
Agora, por estes dias duas coisas mexeram demais comigo: a primeira foi uma ligação do além que recebi numa destas madrugadas da vida, onde ouvi tudo que eu mesmo estava falando a muito tempo, coisas como "estou diferente", "não sou mais a mesma pessoa", "muita água passou de baixo da ponte" e bla bla bla... Tudo mentira!!! De quem ouvi e da minha própria boca. Mais e mais falácia, mas quando vi exatamente o que eu faço vindo de outra pessoa, me deu nojo, me senti o maior babaca da fase da terra e entendi muitas das reações que me incomodavam quando eu mentia descaradamente para as pessoas que amo e era questionado diante das minhas palavras vazias.
A segunda coisa foi ao estar conversando com uma pessoa muito amiga e ouvir dela que, o objeto de admiração dela era exatamente a idéia que eu tentava passar para as pessoas a meu respeito e não o que eu era de verdade.
Não é fácil ouvir estas coisas, mas Deus nos coloca pessoas em nossas vidas não para serem coniventes conosco e nossas mentiras, mas para nos falar verdades que muitas vezes machucam, mas são necessárias de se ouvir. São instrumentos reais de Deus, que conseguem nos destruir completamente, mas de uma forma tão verdadeira e amorosa que fica difícil até contra argumentar e falar qualquer coisa.
Tá, mas o que isto tem haver com o título do texto??? Tudo, pq durante anos eu me tornei o cara mais imutavel do mundo, vivendo uma farsa, sem vontade de mudar, mas apenas passando os dias fundamentado em mentiras tão bem articuladas que quase se tornaram verdades para mim.
Sabe, eu acredito de verdade que tudo pode mudar sim, tudo de verdade... Desde a minha infinita apatia, até os conceitos formados e posturas tomadas por outras pessoas a meu respeito. O caminho é o "arroz com feijão" da espiritualidade sadia: Ter uma vida devocional, orar, ler a bíblia, tudo que qualquer aluno de departamento infantil de qualquer igreja cristã sabe, mas muitas vezes, por inúmeras desculpas bestas não fazemos.
É fácil de se fazer??? Não é mesmo... Pq sempre vai aparecer algo mais "importante" pra fazer, sempre vai ter alguém para nos desviar de nosso foco, sempre vai ter a preguiça e a espera que na maioria das vezes parece eterna de que algo aconteça.
Mas o que não posso esquecer é que mais que a família, muito mais que qualquer amigo ou amiga, Deus é sempre o maior interessado que possamos conseguir, e que este mesmo Deus nos deu Seu Espírito, nosso ajudador, para que nos capacite a passar por este deserto... Um deserto de verdade.
Hoje as mudanças não são mais apenas desejos e sonhos de fé, mas é a única possibilidade de viver de verdade, de encontrar paz verdadeira, não motivada por remédios e paliativos, mas vinda de Deus.
Graças a Deus não somos imutáveis, mas Deus é... Seu desejo de nos ver fazendo o que realmente importa é maior que o nosso e não muda.
Nada é eterno... A única certeza que temos na vida, e bem curta por sinal, é que vamos morrer... Todos podem fazer diferença e serem diferentes, mas na força do nosso braço acaba sendo mais uma mentira, não passando de um hábito e não uma verdadeira relação com Deus. Relação verdadeira depende do quanto realmente nos dispusermos a "investir" mais tempo no que é importante de verdade, e menos em nossas vaidades e fultilidades diárias. É certo que a bíblia está cheia de promessas para nós, mas não podemos esquecer que em cada uma destas promessas existem responsabilidades para cada um de nós. É fácil viver a vida chorando pelos cantos, reclamando de nossos problemas, culpando Deus, nossa família, nossos amigos e o mundo. Mas o que estamos fazendo de efetivo para mudar nosso contexto pessoal e sairmos de nossos quadros depressivos??? Muitas vezes nada.
Neste texto não existem promessas, datas para mudanças, prazos de validade... Se tivesse, certamente seria mais uma mentira. Neste texto existe sim o desejo de falar que tudo pode mudar, que posso mudar, que as pessoas podem mudar, que conceitos podem ser reformulados, que paradigmas podem e dever ser quebrados.
Neste texto existe verdade e esperança, e certeza de minhas limitações, e consciência de que posso e vou cair muitas e muitas vezes, e que pode ser que nenhuma mudança aconteça, que nada mude e eu continue a viver falsamente como tenho vivido a anos, mas hoje, tenho este desejo em minha alma e preciso apenas de Deus para mudar.
O que faço aqui não é mandar um recado pra ninguém, nem falar que agora serei alguém diferente. Eu quero ser diferente... Perdi coisas demais em minha vida por ser uma idéia, por não ser eu mesmo, por não buscar ser o que Deus tem para mim. 
Spurgen falou certa vez: "Se Jesus uma vez me fez Seu, então para sempre Jesus é meu."
Não confio em mim, não confio na verdade em ninguém, mas preciso aprender a confiar em Deus... Mudar meu foco, colocar Deus no seu devido lugar e tirar o que coloquei no lugar de Deus em minha vida.
Não quero entrar no deserto... Eu, por mim mesmo não desejo mudanças e tenho medo de onde elas podem me levar, não quero um monte de coisas, mas agora preciso, independente da minha vontade e meu desejo.
Neste texto não faço nenhuma questão de comentários, mas se 10% dos 1.000 que normalmente entram aqui orarem por mim, já ne dou por satisfeito e feliz de saber que meu blog não é apenas um instrumento de minha vaidade, um "querido diário", um amigo imaginário onde deposito meus sonhos e espero a aprovação das pessoas, ou mesmo onde coloco coisas legais que não são verdade em minha vida.
O deserto não é um lugar legal, não é confortavel, não é bonito, faz um calor maluco de dia e um frio que doe os ossos à noite... Mas foi exatamente no deserto que Deus ensinou seu povo, onde o sustento veio do céu, onde a coluna de fogo guiava as pessoas.
Deus abençõe a todos que passam por aqui... Que possamos ser a cada dia mais parecidos com Cristo e menos com nós mesmos, sem deixar de sermos nós mesmos; que possamos viver de verdade, sem tantas máscaras, sem tantas mentiras e acreditar que tudo pode ser diferente... Não somos imutáveis, não somos nem donos de nossas vidas, pq tudo que existe vem de Deus.
Os objetos do amor perpétuo nunca mu­dam. Aqueles que Deus chamou, Ele justificará; aqueles que Ele justificou, Ele santificará; e aqueles que Ele santificou, Ele glorificará (Rom. 8:30).


Inté™


Contador: 17.941

405 visitas... 3 comentários
Agradeço a todos que passam por aqui... Brigado mesmo.

segunda-feira, 9 de maio de 2011

Cinema, divindade e humanidade...

É...

Esta manhã acordei pensando nisto... Muitas vezes precisamos de solavancos na vida para poder tomar posturas mais extremas, e semana passada levei um que me fez ver a realidade de coisas que já estava ouvindo de outros pessoas que tem um peso enorme em minha vida, mas que de uma forma ou de outra não me afetou como a "madrugada sinistra" acabou me afetando.

Graças a Deus, algumas metas que estipulei em minha vida estão caminhando... Fiz um propósito de durante meu horário de trabalho não dar lugar para um "viciozinho" sem vergonha que tenho e pela Graça de Deus, tenho tido sucesso. Tb me "auto deleguei" separar todos os dias um tempo maior para uma devocional e ficar piruando menos na internet, e novamente pela mesma Graça, a coisa está caminhando.

Não estou falando isto aqui para que achem que sou um cara que tem conseguido fazer coisas que não são nada além da sua obrigação e afins, exatamente o contrário é a minha motivação. Não é difícil fazer coisas aparentemente simples; o difícil é formar um hábito nestas coisas, e mais difícil ainda é que elas se tornem algo natural em nossas vidas, e não uma obrigação ou exercício.

Nestas horas é que penso que seria bom termos alguns dos "atributos incomunicáveis de Deus"... Como eu gostaria de ser mais divino e menos humano!!! Facilitaria tanta coisa na minha vida!!! Imagine vc podendo saber tudo de tudo, ter um poder ilimitado para consertar as coisas e besteiras que fez, ter a capacidade de nem se incomodar com as banalidades do dia a dia, ser um ser perfeito!!! Esta idéia que parece maluca já deve ter passado na cabeça de quase todo mundo... Mas até onde sei, e dentro de minhas muitas limitações, vejo que este sonho poderia ser a minha maior ruina tb.

Vamos falar disto dentro da ótica de Hollywood:
 
 Todo mundo sabe que não tenho nenhuma paciencia para filmes Cool, Cult e está bobajada toda... Quem gosta eu respeito, mas acho tudo tão chato...

Não sou nenhum fã no senhor ai na foto ao lado, o humorista Jim Carrey, mas confesso que nos momentos de "nada pra fazer", até gosto de ver comédias pastelonas... Isto não chega a ser um pecado. rsrsrs. Mas neste filme em especial, "O Todo Poderoso", eu gostei de praticamente tudo... Não estou me referindo a elenco, fotografia e bla bla bla moderninho, mas ao que o filme passou à mim. Um cara todo ferrado, onde tudo dá mega errado com ele, e um belo dia fica nervoso com Deus diante do Seu modo muitas vezes "demorento" de fazer as coisas e é desafiado por este mesmo Deus Demorento a ser Deus durante um período... Caraca, a vida dele se torna um paraiso num primeiro instante, mas depois o caos domina tudo e ele fica mais perdido que azeitona na boca de banguela.

Poder sem sabedoria é a maior desgraça que pode acontecer com um homem. Basta olharmos nossos políticos, que não tem nada de divino, mas com seus limitados poderes, com raras exeções, só fazem besteiras.

Outro filme que tb me chamou muito à atenção foi "Hancock", estrelado por Will Smith

Neste filme não existe a pretenção de fazer do homem um deus que se embanana todo por não saber usar este poder, mas é um cara todo ferrado tb, um mendigo por assim dizer que sofre por ter poderes que ele mesmo não entende e se sentir discriminado por todos por ser "diferente".

Ser diferente... É quase uma primícias pra muita gente que conheço e foi para mim durante um tempo, mas não nesta perspectiva.

E quando ele consegue "se acertar" descobre o pq se ser diferente, tudo que envolve isto e uma relação maluca com outra pessoa de sua terra natal que quase o faz morrer durante o filme...

É, ser diferente nem sempre é facil ou legal!!!

Finalizando a sessão de "meus filmes bobos que me falaram algo", vem o quase patético "Minha Super Ex Namorada", onde Uma Thurman faz uma super mulher com super poderes e super possessiva, e que quase acaba com a vida do seu super normal ex namorado por ser super doida. rsrsrsrs

Neste eu confesso que me identifiquei bastante... Eu sou super chato e super mala a grande maioria das vezes. rs

Mas a vida do cara se torna um inferno... Ela deixa o cara praticamente doido. Já fiz isto muitas vezes sem ter nenhum super poder, imagina se eu tivesse... rs

Mas neste filme, o foco é a relação dos super poderes com a relação do casal, o que não é o meu foco nesta postagem, porém não podemos esquecer que relacionamentos fazem parte de nossas vidas e muitas vezes eles se tornam frustrados por usarmos de poderes que achamos que temos afim de forçar a relação, ser apresentavel e mais um monte de coisas. O problema é que este pseudo poder acaba sendo a mentira, o que acaba fazendo a ruina total de tudo que vc esperava.

Ser especial tem seu preço... Ser alguém além do normal não é fácil, e nem confortável. Tentar ser um super heroi é apenas mais uma das grandes burradas que podemos tentar em nossas vidas e com certeza nos frustarmos ainda mais e mais.

E o que mais comprova isto tudo é exatamente a pessoa de Cristo.

Cristo, mesmo sendo Deus, abriu mão de sua Glória e passou por tudo, por nós, o mais humanamente possivel.

Não quiz ser o "bambambam", não fez questão nenhuma de ser o "rei da cocada", mas fez exatamente o contrário, se humilhou na força de homem, passou por tudo e em tudo foi tentado e brilhou!!!

Pensar que podemos ter poderes é algo muito sedutor, nos faz brilhar os olhos e imaginar o mar de possibilidades impossíveis que poderiam ser vencidas, mas não é o que vivemos, não é real, não seria nem prudente. O poder é sedutor, por menor que seja, nos faz ser o que não somos ou na maioria das vezes, revela o que somos realmente. Muitas vezes fazemos personagens para termos este poder, seja ele qual for, pisamos, humilhamos, passamos por cima de pessoas. De todos os herois que a DC e a Marvel nos apresenta, Batman e Homem Aranha são os que mais me chamam a atenção. São humanos... Batman supera sua total falta de qualquer poder com seu dinheiro, e o nosso "Amigo Aracnídio" só tem poderes por ter sido picado por uma aranha, mas é um jovem cheio de crises e dramas pessoais, sem um tostão no bolso e vai por ai.

Sermos mais divinos não é o caminho para sermos felizes... Ter poder pode muitas vezes ser o começo de nossa ruina... Aprendermos com Cristo a sermos genuinamente humanos é a nossa única condição para sermos felizes e conseguirmos caminhar nesta longa estrada da vida.

Disciplina, ponderação, devoção, entrega, submissão... Caminhos muitas vezes dolorosos, mas são os únicos verdadeiros caminhos que temos.

Eu gostaria de ter poderes e resolver tudo de errado em minha vida, mas não tenho... E se tivesse, poderia eu ser mais um ditador entre os muitos que o mundo já viu, entre os muitos que vemos dentro de nossas casas, locais de trabalho, nas ruas e esquinas da cidade.

Que possamos descobrir a dor e a maravilha de ser totalmente limitados e incapazes, mas mesmo assim sermos amados por este Deus totalmente capaz e ilimitado...

Que possamos, mesmo dentro de nossas limitações, reconhecer o poder das coisas simples, de um nascer do sol, da folha que cai da árvore no tempo certo...

Que possamos acreditar que milagres acontecem, e o simples fato de estarmos aqui é prova destes milagres...

Que possamos viver em paz e sermos felizes um dia, mas dependendo exclusivamente de Deus e de seu poder.


Inté™

Contador: 17.566

1.447visitas... 5 comentários
Sabe, agradeço sim às 1.442 pessoas que passaram por aqui e não escreveram nada, e agradeço mais ainda aos 5 que comentaram, mas mesmo não comentando nada, peço que cada um que conseguiu ler tudo que escrevi (pq sempre escrevo coisas grandes) esteja orando por mim e por suas vidas tb. Eu espero muitos milagres, e preciso arrancar forças de onde não tenho muitas vezes... Orem por mim e não se esqueçam de orar por vcs mesmos.